terça-feira, 8 de março de 2011

Dia internacional da mulher

"Aquele que conheceu apenas a sua mulher, e a amou, sabe mais de mulheres do que aquele que conheceu mil." Leon Tolstoi

A pergunta que muitos fazem é: porque dia da mulher e não do homem?

Simplesmente por causa de tanta injustiça e crueldade dos homens conosco ao longo dos séculos. Foi o resultado do abuso da força sobre a fraqueza. Por causa de homens moralmente inferiores, a força comandou. Basta dar uma olhadinha na história para perceber como estes homens se aproveitaram da religião e de outros fatores para nos controlar e maltratar. E mesmo assim quem enche as igrejas? Nós... onde estão os homens? Jogando futebol ou bebendo com os amigos?? Sorte que nem todo homem é assim.


Bom, por tantas mártires colocarei aqui um resumo tirado da Wikipédia sobre as mulheres na história:

Pré-História e História Antiga

As civilizações antigasforam prolixa em cultuar a mulher e a feminilidade na figura de, sacerdotisas, sábias, filósofas, matemáticas.

Este culto insere-se dentro de um contexto social e religioso cujas raízes remontam aos registros pré-históricos do Paleolítico e do Neolítico[2][3] ou ainda a uma fase informe do mundo, quando surgiu o primeiro sentimento religioso da humanidade, que era o de adoração à Deusa Mãe ou Mãe Terra[2]: a religião se expressava pela adoração à Terra, às águas, à Natureza, aos ciclos e à fertilidade... Acreditava-se que a partir do sangue divino do útero e através de um movimento, dança ou ritmo cardíaco, que agitasse este sangue, surgissem os "frutos", a própria maternidade. Essa é uma das razões pelas quais as danças das mulheres primitivas eram repletas em movimentos pélvicos e abdominais, que mais tarde ficaram conhecidos como dança do ventre.

Religião: da Deusa mãe a Deus

Os egípcios, nos hieróglifos, chamaram este coração de ab ou ib[12] esta palavra também foi usada para chamar de pai o Deus dos hebreus... Segundo a religião egípcia, a parte mais importante da alma era o Ib (jb) ou coração. O Ib,[19] ou coração metafísico, era concebido como uma gota do coração da mãe para a criança durante a concepção.[20] Achados arqueológicos da iconografia egípcia retratam esta concepção com a imagem de uma pessoa que é encaminhada pela deusa Maat após a morte para a pesagem da alma. Assim, dentro de uma concepção egípcia, o ab é o coração da deusa ou mãe e o significado da palavra maat é Verdade.

Origens pagãs do Cristianismo


Diversos autores modernos analisam a estória da criação do "Gênesis" sob uma perspectiva não-cristã a qual seria definir a Bíblia como uma narrativa alegórica sobre a divindade hebraica Yavé suplantando a religião da Deusa mãe, representada pela árvore da vida. Isto é demonstrado na passagem sobre a origem do pecado em que o conhecimento proibido relaciona-se a sexo, sexualidade e reprodução, especialmente o conhecimento de que os homens participam da reprodução e que a estória descreve o processo pelo qual sociedades matriarcais tradicionais foram substituidas por sociedades patriarcais [21] [22].
Estes autores argumentam que várias religiões do Oriente Próximo representavam a Deusa mãe por uma serpente e outras por uma simbologia de comunhão realizada pelo ato de comer uma fruta de uma árvore que crescesse perto do altar dedicado à Deusa; estes cultos pagãos seriam a fonte histórica da narração bíblica [23] [24].
Na mitologia grega, a chamada mãe de todos os deuses, a deusa Réia (ou Cibele, entre os romanos), também representada pela imagem de uma mulher ladeada por duas leoas, exprime este culto na própria etimologia: réia significa terra ou fluxo.[25 Campbell argumenta que Adão, do hebraico אדם relacionado tanto a adamá ou solo vermelho ou do barro vermelho, quanto a adom ou vermelho, e dam, sangue, foi criado a partir do barro vermelho ou argila. A identidade da religião com a Mãe terra, a fertilidade, a origem da vida e da manutenção da mesma com a mulher, seria, segundo Campbell, retratada também na Bíblia: a santidade da terra, em si, porque ela é o corpo da Deusa. Ao criar, Jeová cria o homem a partir da terra [da Deusa], do barro, e sopra vida no corpo já formado. Ele próprio não está ali, presente, nessa forma. Mas a Deusa está ali dentro, assim como continua aqui fora. O corpo de cada um é feito do corpo dela. Nessas mitologias dá se o reconhecimento dessa espécie de identidade universal.[26]


A mulher e a família em Roma
A civilização romana prezava o casamento e a família como uma das instituições centrais da vida social e em torno dela foram estabelecidas as três virtudes romanas: a gravitas, que era o sentido de responsabilidade; a pietas, que configurava a obediência à autoridade; e a simplicitas, que impedia que os romanos fossem guiados pela emoção, mantendo sempre a razão. A religião e o culto aos deuses era o lastro desta instituição, cujo poder, "de vida e morte", era exercido exclusivamente pelo pai sobre os filhos, os escravos e (em alguns casos) sobre a mulher. Este poder ou pater familias tem origem no patriarcado hebreu que pela primeira vez na históra denominou de pai ou Deus à Deusa Mãe e com isso centralizou o culto e a religião na figura masculina. Os valores cultivados na família romana levaram à valorização da mulher que a despeito de obedecer o (pater) marido, era vista como um alicerce fundamental e o trabalho doméstico como uma virtude.[28] Mais tarde, no século I a.C., a flexibilização das leis garantiu maior liberdade à mulher e maior participação na vida pública.[29]

A "Santa inquisição" 

(tirada de outras fontes, só clicar no link do título)
Esta prática se desenvolveu largamente na sociedade européia, especialmente contra as mulheres. Nas aldeias e vilas havia sempre uma mulher com conhecimentos sobre ervas medicinais, partos e que, muitas vezes, “predizia o futuro”. Geralmente eram mulheres velhas, tanto que a imagem da “bruxa” que chegou até os dias de hoje é de uma velha encarquilhada e malvada. As pessoas da época preferiam entregar-se aos cuidados daquelas mulheres que, tradicionalmente, eram responsáveis pela saúde de todos e possuíam um conhecimento antigo e seguro, transmitido de geração em geração. Os raríssimos médicos (homens) disponíveis eram preteridos, acontecendo o mesmo com a Igreja, já que essas “sábias” eram consultadas sobre questões cotidianas como o clima, a higiene, a fertilidade, a saúde do gado etc.
Era totalmente inadmissível para as autoridades da época que as mulheres, que ocupavam uma posição social subalterna, tivessem tanto status e prestígio.
A Igreja, que sempre foi misógina, logo se encarregou de criar uma série de idéias que ligavam essas mulheres sábias à bruxaria, inaugurando uma verdadeira cruzada contra as mulheres, colocando-as em “seus lugares”. Elas passaram a ser vistas com suspeita pela sociedade, constituída em maior parte por camponeses ignorantes e supersticiosos, que aceitou essa “caça às bruxas” prontamente, dando início a uma perseguição insana conhecida como Santa Inquisição.

"A intolerância religiosa que incitou a Inquisição, causou guerras que envolveram cidades inteiras. No massacre de Merindol, quinhentas mulheres foram trancadas em um celeiro ao qual atearam fogo. Se qualquer uma pulasse das janelas seria recebida na ponta de lanças. Mulheres foram ostensiva e dolorosamente violentadas. Crianças assassinadas diante de seus pais. Algumas pessoas eram lançadas de abismos ou arrancavam suas roupas e arrastavam-nas pelas ruas."

Na Aquitânia (1453) uma epidemia provocou muitas mortes que foram imputadas à mulheres da região, de preferência as muito magras e feias. Presas, submetidas a interrogatórios e torturadas, algumas acabavam por confessar seus crimes contra as crianças, e condenadas à fogueira pelo conselheiro municipal. As que não confessavam eram, muitas vezes, linchadas e queimadas pela multidão, irritada com a falta de condenação"... E por aí vai, se eu continuar não acabo hoje...


FOI UMA VITÓRIA AMARGA, MAS TEMOS QUE COMEMORAR SIM O LUGAR QUE FINALMENTE ESTAMOS CONQUISTANDO NA SOCIEDADE!!!

PARABÉNS A NÓS, MULHERES, GUERREIRAS!!! QUE DEUS NOS ABENÇOE!!!!

"O que mexe com a libido das mulheres não é a beleza física é a inteligência. Tanto que revista de homem nu só vende para gays."  
Pedro Bial



"Aprendi com as primaveras a me deixar cortar para poder voltar inteira."  
Cecília Meirelles

"Uma mulher bonita não é aquela de quem se elogiam as pernas ou os braços, mas aquela cuja inteira aparência é de tal beleza que não deixa possibilidades para admirar as partes isoladas."
Séneca