sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Quatro Minerais Fundamentais Para A Saúde De Seus Cabelos



Quer ter cabelos saudáveis? Bote então isso na sua cabeça: minerais. Os cabelos necessitam de minerais para uma perfeita saúde. E a falta de certos minerais, além de lhe proporcionarem cabelos ruins, pode culminar com sua queda, por mais shampoos de grifes renomadas que você use. Sei que existem no mercado excelentes produtos como shampoos, cremes, balsamos e etc que nutrem bem os cabelos. Só que eles nutrem de fora para dentro. O assunto de hoje, mostra o contrário: nutrir os cabelos de dentro para fora. Não que o primeiro método seja ruim...absolutamente. Só que a mida fala tanto em nutrir os cabelos de fora para dentro, que a nutrição de dentro para fora...caiu no esquecimento.


O interessante é que para a formação do cabelo, vários sistemas do nosso corpo vão trabalhar para a sua produção. Por exemplo, o equilibrio hormonal é necessário para que o cabelo possa crescer e os folículos pilosos, que é onde os cabelos crescem, devem ser munidos de nutrientes específicos.

Selênio:
é um mineral que ajuda o cabelo a crescer. É um oligoelemento utilizado pelo organismo em pequenas quantidades, mas é vital. Além de problemas capilares, a deficiência desse mineral pode gerar doenças cardíacas e câncer. O selênio é parte da via metabólica do metabolismo de iodo e também contribui para a síntese de proteínas. A castanha - do - Pará, que agora é castanha - do - Brasil, arroz integral e nozes são boas fontes de selênio. Mas não é para comer um saco inteiro de castanhas - do - Pará. Eu tenho um amigo, que o seu nutricionista recomendou apenas 4 castanhas por dia. Só isso! Só que o que é bom para o meu amigo não significa que vai ser bom para você. O caminho da moderação, creio eu, é o melhor. Claro que a orientação de um nutricionista ou médico seria melhor ainda, mas...se para cada comida, cada grão, cada fruta ou seja lá o que for, a gente ter que ir a um consultório médico...a coisa vai ficar feia! Eu acho muito legal uma consulta com um nutricionista, pois ele, pelo menos, vai lhe dar uma lista de alimentos os quais deverão suprir suas necessidades. Ou seja, vem um pacotão completo. É bem mais prático.

Iodo: Previne a queda do cabelo. Ele é usado pela glândula tireóide e sua carência pode ocasionar a queda dos cabelos. Algas e peixes são excelentes fontes de iodo. O mar também é uma grande fonte de iodo, principalmente no sal. A adição de algas na dieta pode proporcionar uma boa dose de iodo necessária para alimentar a glândula tireóide e evitar a perda de cabelo. Mas, caso você tenha, ou desconfie que tem problemas na tireóide, uma orientação médica é fundamental. Pode ser que você tenha até que tomar suplementos. Tudo vai depender de exames e uma avaliação do médico.

Zinco: As células dos folículos pilosos utilizam o zinco. Pode ser tomado por via oral ou aplicação nos próprios cabelos em forma de cremes ou loções.

Cálcio:
O cálcio é importante para o crescimento dos cabelos. Mas o cálcio tem que vir acompanhado do magnésio. O cálcio sem o magnésio traz mais problemas que soluções. O cálcio é um dos minerais mais abundantes em nosso corpo e deve estar depositado principalmente nos ossos e dentes. Você pode aumentar os níveis de cálcio adicionando sementes de gergelim em sua dieta. Meia xícara de espinafre também é uma ótima fonte de cálcio. Sardinhas também são ótimas fontes de cálcio.

O que se pretende mostrar aqui é a importância dos minerais na formação dos cabelos. Obviamente existem outros fatores, como a hereditariedade que fazem com que tenha-se muitos jovens calvos na flor da idade, mas com uma boa nutrição, esse estado pode ser retardado. 

Fonte: Estoubem

Nenhum comentário:

Postar um comentário