quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Kundalini e os Chakras na Dança



dança do ventre chakras energia luz espiritualidade misticismo

A Kundalini e a Dança do Ventre

Na base da coluna espinhal de todo ser humano está localizada uma fonte adormecida e poderosa de energia. Esta fonte é conhecida como Muladhara Chakra de onde partem três canais sutís conhecidos como Naadis que sobem pela coluna até atingir o cérebro. O da esquerda é IDA e o da direita é PINGALA, e o canal oco que corre através do centro do cordão espinhal é o SUSHUMNA. Todos os três se encontram e se unem na parte mais inferior. Os gregos o chamavam de Spierema, "correndo através da medula da espinha." No final mais baixo do canal ôco está o que chamamos de "Lótus da Kundalini." È descrita como uma forma triangular; dentro da lótus há o poder espiralado da Kundalini. Quando a Kundalini desperta, ela tenta forçar a passagem através desse canal ôco. Conforme ela ascende passo a passo, camada após camada, a mente torna-se aberta, e todas as visões diferentes e poderes maravilhosos despertam. Quando ela alcança o cérebro, a pessoa torna-se completamente desapegado do corpo e da mente. A alma encontra-se liberta.

IDA carrega energia lunar, está associado ao polo negativo, a cor amarela, ao sexo feminino, e a irradiação fria. A respiração esquerda proporciona estabilidade para a vida. A narina esquerda é aberta durante o dia, equilibra a ener­gia solar criando um equilíbrio para si, tornando-nos mais rela­xados e mais alertas mentalmente. No homem governa o hemisfério cerebral direito, e na mulher o esquerdo.

PINGALA carrega energia solar, está asscociado ao polo positivo, a cor vermelha, ao sexo masculino, e a irradiação quente. A narina do lado direito é de natureza elétrica masculina, verbal e racional. Torna o corpo físico mais dinâmico (eficiente e ativo durante horas noturnas, aumentando a saúde). No homem governa o hemisfério cerebral esquerdo, e na mulher o direito.

SUSHUMNA é o canal neutro, possui ambos os aspectos, sua cor é azul claro.
No homem a energética Kundalinica se despreende dos testículos, sendo do ESQUERDO a AMARELA (IDA) e do DIREITO de cor VERMELHA (PINGALA). No caso da mulher o processo é invertido, ou seja: Ovário Esquerdo, energia solar vermelha e ovário direito energia lunar, fria, de cor amarela.
KUNDALINI (chamada pelos iogues de Shakti) é a energia da terra, o poder do desejo puro dentro de nós, é a energia de nossa alma, de nossa consciência. Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada adormecida na base de nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, e passa através dos centros de consciência (chakras) no canal central da espinha (Sushumna), expande nossa consciência.
Quando conseguimos um fluxo constante da Kundalini, é como se estivessemos nos despertando de um longo sono, deixamos de viver numa realidade imaginária e nos tornamos compromissados com os nossos propósitos e metas aproveitando muito mais os prazeres da vida. A ascensão da energia é o caminho para a libertação, é o desenroscar da consciência Deus, o testemunho da realidade do poder ilimitado que é a essência de nossas almas. A iluminação, ou auto-realização é conquistada quando o ciclo de ascenção se completa, onde temos nosso primeiro encontro com a Realidade, varrendo para fora dela todas as nossas preocupações dos níveis mais grotescos. A dança do ventre ativa a energia da nossa kundalini, pois através dela entramos em contato direto com essa energia, ajudando em sua ascensão pelos nossos chakras principais, nos auto-conhecendo, e despertando nossa consciência.

Os Chakras e a Dança do Ventre
Chakra = Palavra Sânscrita (antiga língua clássica da Índia) que significa roda (movimento circular de energia). Pontos de fluxo de energia do corpo humano relacionados ao sistema endócrino e energético. Na concepção hinduista antiga o corpo humano é composto de sete invólucros ou camadas, uma delas é responsável pelo campo de energias que dá vida aos órgãos. Pensemos nessa camada como uma rede de fios invisiveis, capaz de reorganizar as forças de uma pessoa, chamam isso de Corpo Etérico, e a rede de Nadis, os Chakras são pontos de convergência e distribuição dos Nadis, quer dizer, das forças vitais (prana).

A Energia que circula nas chakras é chamada de muitos nomes, assim os egípcios conheciam-no como Ka , os chineses como Chi, os japoneses como Ki , os indianos como Prana havendo muitos outros nomes conforme os povos, essa Energia pode ser apercebida pelos nossos 5 sentidos, por praticamente todas as pessoas. A principal fonte de Prana é o sol, e o principal processo de absorção de Prana no ser humano é a respiração. Essa energia vital (Prana) encontrada no ar, é absorvida pelos canais IDA e PINGALA através da respiração, revitalizando todos os chakras. O Prana também é encontrado nos alimentos naturais e frescos, na água pura de rios, mares, fontes, e nascentes, e também sob outras formas. Na tradição Iogue tântrica, os canais de força vital (prana) formam uma extensa rede permeando o corpo físico. Alguns textos falam de 350.000 canais (nadis) pelos quais fluem energias, como correntes oceânicas.

Os sete chakras principais são centros de consciência, devem ser imaginados como vórtices ou turbilhões de matéria etérica, e cada um deles se associa a uma cor, glândulas, cristais, qualidades, mantras, alimentos, etc... e possuem um movimento que os representa na dança do ventre. Nossa consciência não depende só da cabeça, ou do cérebro, somos conciêntes e temos uma identidade porque elaboramos as informações de todas as áreas somáticas, internas e externas. Sem que precisemos pensar, inumeráveis descisões estão sendo constantemente tomadas por esses centros de conciência (chakras) que se localizam no interior do corpo.

Nesta sociedade extremamente stressante e competitiva, através do excesso de trabalho, stress, toxinas, alimentação inadequada, drogas, tabaco, alcool, ansiedade, depressão e tantas outras coisas mais criam Bloqueios Energéticos nos centros das funções vitais do corpo reduzindo ou mesmo fechando em alguns chakras o fluxo da Energia (prana) ficando essas energias nocivas armazenados em orgãos vitais e começando a manifestar-se na forma de doenças.
A dança do ventre equilibra e alinha todos os chakras, através da realização de movimentos ligados a eles, trabalhamos diretamente com a energia vital de nossos chakras e da kundalini, desbloqueando esses centros energéticos, abrindo os chakras, libertando do excesso de energia reprimida, fazendo voltar a circular harmoniosamente.

1º Chakra: Básico - Muladhara
Localizado no centro do cóccix
Elemento: Terra
Cores: Vermelho e Preto
Parte do corpo: glândulas supra-renais, ossos, aparelho genital e urinário, bacia, coxas, pernas e pés
Cristal: rubi, granada, hematita, turmalina preta.
Essências: Laranja e sândalo (acalmam)
Mantra: LAM
Fase da vida: Desde a união do espermatozóide com o óvulo, até sete ou oito anos.
Alimentos Benéficos: as proteínas (carne e produtos lácteos não são recomendados), frutos vermelhos e vegetais.
Qualidades positivas e lições a aprender: assuntos relacionados ao mundo material, ao sucesso. O corpo físico, o domínio do corpo. Base (fundação), individualidade, estabilidade, segurança, imobilidade, tranquilidade, saúde, coragem, paciência.
Qualidades negativas: se a pessoa estiver com baixa vibração, pode apresentar as seguintes características; egocentrismo, insegurança, violência, ganância, fúria, demasiada preocupação com a própria sobrevivência; tensão na coluna e prisão de ventre.
O que faz: responsável pela ligação com o mundo físico e promove estabilidade e força interior. Concentra as energias da Kundalinî, que uma vez despertadas e controladas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA, que contêm o código da vida.
Movimentos da dança: todos os pélvicos,especialmente os shimies e batidas

2º Chakra: Sacro - Svadhisthana
Localizado no púbis
Elemento: Água
Cor: laranja
Parte do Corpo: ovários, aparelho urinário e fluidos corporais
Cristal: cornalina, ágata laranja, quartzo laranja
Essências: erva-doce e alecrim
Mantra: VAM
Fase da vida: de 8 a 14 anos.
Alimentos Benéficos: líquidos, frutos e vegetais laranjas.
O que faz: potencializa a sexualidade e o prazer
Qualidades positivas e lições a aprender: dar e receber, emoções, desejos, prazer, amor sexual / passional, movimento, assimilação de novas idéias, saúde, família, tolerância, abandono (entrega), trabalhar harmoniosa e criativamente com os outros.
Qualidades negativas: exagerada indulgência com a comida ou sexo, dificuldades sexuais, confusão, ausência de objetivos, ciúme, inveja, desejo de possuir, impotência, problemas uterinos e/ou de bexiga.
Movimentos da dança: Oitos, ondulações e redondos .

3º Chakra: Plexo Solar - ManipuraLocalizado de 4 a 6 cm acima do umbigo
Elemento: Fogo
Cor: amarelo e dourado
Parte do Corpo: pâncreas e aparelho digestivo
Cristal: citrino amarelo, olho de tigre, âmbar.
Essências: laranja ou tangerina
Mantra: RAM
Fase da Vida: De 14 a 21 anos.
Alimentos Benéficos: os amidos, as frutas ou vegetais amarelos.
O que faz: relaciona-se a vontade e à ação
Qualidades positivas e lições a aprender: vontade, poder pessoal, autoridade, energia, controle do desejo, auto-controle, brilho (esplendor), calor humano, despertar, transformação, humor, riso, imortalidade.
Qualidades negativas: tomar mais do que se pode assimilar ou usar, demasiado ênfase no poder e/ou identificação, fúria, medo, ódio, problemas digestivos.
Movimentos da dança: Camelo, cambrês, shimie de ventre, ondulações de ventre, batidas de ventre

4º Chakra: Cardíaco - Anahata
Localiza-se no centro do tórax.Elemento: Ar
Cor: verde, rosa ou dourado
Parte do Corpo: Timo (glândula próxima ao coração), aparelho circulatório, coração, braços, mãos, pulmões.
Cristal: quartzo rosa e verde
Essências: rosas e gerânios
Mantra: YAM
Fases da vida: 21 a 28 anos.
Alimentos Benéficos: frutas e vegetais verdes.
O que faz: relaciona-se aos sentimentos, ao emocional e ao aumento da capacidade de compreender
Qualidades positivas e lições a aprender: anor divino e incondicional. Perdão, compaixão, compreensão, equilíbrio, consciência de grupo, união com a vida. Aceitação, paz, abertura, harmonia, contentamento.
Qualidades negativas: repressão do amor, instabilidade emocional, desequilíbrio, problemas de coração e circulação.
Movimentos da dança: movimentos de busto, braços, mãos, movimentos de tronco e véus

5º Chakra: Laríngeo - VishudhaLocaliza-se na garganta.
Elemento: Éter
Cor: azul
Parte do Corpo: tireóide, aparelho respiratório, boca, garganta, hipotálamo, e estruturas responsáveis pela voz
Cristal: topázio azul, safira
Essências: eucalipto e bergamota
Mantra: HAM
Fases da vida: 28 a 35 anos.
Alimentos Benéficos: Frutas e vegetais azuis e púrpura.
O que faz: expressa a comunicação e a criatividade
Qualidades positivas e lições a aprender: poder da palavra falada, verdadeira comunicação, expressão criativa no discurso, na escrita, nas artes. Integração, paz, verdade, conhecimento, sabedoria, lealdade, honestidade, confiança, amabilidade, gentileza.
Qualidades negativas: problemas na comunicação e/ou discurso, excesso de uso insensato do conhecimento, ignorância, falta de discernimento, depressão e problemas da tiróide.
Movimentos da dança: pescoço, cabeça, cabelos, ombros, sorriso.

6º Chakra: Frontal - Ajna
Localiza-se no centro da sombrancelhas, conhecido como 3º olho.
Elemento: Luz
Cor: violeta, índigo ou branco.
Parte do Corpo: hípofíse e sistema endócrino, olho esquerdo, nariz, orelhas.
Cristal: lápis-lazúli
Essências: limão e camomila
Mantra: KSHAM (é o mantra do 3º olho)
Fases da vida: 35 a 42 anos.
Alimentos Benéficos: São os da côr azul ou púrpura, frutas e vegetais.
O que faz: governa o espírito, a intuição e a memória
Qualidades positivas e lições a aprender: realização da alma, intuição, "insight", imaginação; clarividência, concentração, paz de espírito; sabedoria, devoção, percepção para além da dualidade.
Qualidades negativas: falta de concentração, medo, cinismo, tensão, dor de cabeça, problemas nos olhos, pesadelos e demasiado deslocamento deste mundo.
Movimentos da dança: a expressão principalmente dos olhos

7º Chakra: Coronário - SahasharaLocaliza-se no topo da cabeça, prolongando-se mais acima.
Elemento: Pensamento e Vontade, reunião de todos os elementos
Cor: branco transparente, violeta e dourado
Parte do Corpo: glândula pineal (fica no cérebro), funcionamento geral do sistema nervoso, olho direito.
Cristal: quartzo transparente, ametista, diamante.
Essências: lavanda, rosa âmbar
Mantra: HUM
Fases da vida: dos 42 anos em diante.
Alimentos Benéficos: Associa-se à ideia de jejum e também às frutas e vegetais de côr violeta e púrpura.
O que faz: controla o pensamento, a consciência e o funcionamento global do organismo
Qualidades positivas e lições a aprender: unificação do Eu Superior com a personalidade humana, união com o infinito, vontade espiritual, inspiração, unidade, sabedoria e compreensão divina. E ainda, idealismo, serviço voluntário (desinteressado), percepção além espaço e tempo e conformidade de consciência.
Qualidades negativas: falta de inspiração, confusão, depressão, alienação, hesitação em servir, senilidade.
Movimentos da dança: a própria expressão completa da dança. A junção de várias partes do corpo em movimentos cadenciados. O amor e a expressão artística da Dança do Ventre.


Outro site, com informações bem legais a este respeito: Cogumelos Mágicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário